Quando temos muito conteúdo em uma mesma página é comum usarmos paginação. Onde o usuário tem que clicar num link para ir para a próxima página ou voltar para página anterior. Mas agora, como o Google trata a paginação?
Informar sua paginação aos mecanismos de busca é algo simples de resolver. Podemos indicar sobre a paginação através da tag link no head do HTML das páginas. Na tag link indicamos qual será a próxima página e a anterior. Isso é ótimo para SEO porque os mecanismos de busca entenderão essas páginas como sendo uma só.
Por exemplo, na página inicial de um blog que tenha paginação, vamos usar a tag link para indicar qual é a próxima página da paginação. Fizemos isso através do atributo rel com o valor next, além do href onde indicamos o endereço da próxima página.
<link rel="next" href="https://www.kadunew.com/blog/page/2" />
O Código abaixo mostra um exemplo do atributo rel. Nesse caso esse código seria da página de número dois de uma paginação. Note que o rel=”prev” indica a página anterior, ou seja, a página inicial. Já o rel=”next” indica a próxima página da paginação, ou seja, a página três.
<link rel="prev" href="https://www.kadunew.com/blog" /> <link rel="next" href="https://www.kadunew.com/blog/page/3" />
Adicionando esse código, os buscadores entenderão o conteúdo das diferentes páginas como sendo um único resultado.
Se você utiliza WordPress, muitos plugins de SEO por padrão já trazem isso configurado, um exemplo é o WordPress SEO by Yoast.
Adicionando a tag link sem plugin
Você pode utilizar a função abaixo dentro do arquivo functions.php do seu tema.
function cor_rel_next_prev_pagination() { global $paged; if ( get_previous_posts_link() ) { ?> <link rel="prev" href="<?php echo get_pagenum_link( $paged - 1 ); ?>"> <?php } if ( get_next_posts_link() ) { ?> <link rel="next" href="<?php echo get_pagenum_link( $paged + 1 ); ?>"> <?php } } remove_action('wp_head', 'adjacent_posts_rel_link_wp_head'); add_action('wp_head', 'cor_rel_next_prev_pagination');
Curta a página do blog kadunew no Facebook. Siga-me no Twitter: @kadunew