Nesse último artigo sobre Encapsulamento e visibilidade, vou mostrar a visibilidade public. A visibilidade mais simples de demonstrar é sem dúvida a public. Se não especificarmos uma visibilidade aos nossos métodos e propriedades por padrão o PHP adota a public como sendo a padrão.
Para demonstrar o exemplo veja que temos uma super classe chamada de Pessoa e uma classe mais específica chamada de funcionário. Como os atributos estão com visibilidade igual a public podemos alterá-las livremente, sem a necessidade de métodos para isso. Lembrando que essa prática não PE recomendada na maioria dos projetos, pois assim não temos mais um controle de quem pode acessar a classe.
Classe Pessoa
< ? php class Pessoa { public $nome; public $cidade; public $idade; } ?>
Classe Funcionário
< ? php class Funcionario extends Pessoa { public $salario; public $setor; } ?>
Arquivo public para testar nossas classes
< ? php //carrega as classes include_once'Pessoa.class.php'; include_once'Funcionario.class.php'; //criando os objetos pessoa e funcionario $pessoa = new Pessoa(); $funcionario = new Funcionario(); //as propriedades estao como public. Para modificar // seu conteudo nao precisamos de metodos $pessoa->nome = "Carlos Eduardo"; $funcionario->salario = 1000; //imprime os dados echo "O nome da pessoa é: {$pessoa->nome}<br>"; echo "O salário do funcionário é: {$funcionario->salario}"; ?>
Pessoal então terminamos aqui o artigo sobre Encapsulamento e visibilidade. Espero que tenham gostado.
Abraços.
Comentários
Uma resposta para “Encapsulamento e visibilidade -PHP (parte III)”
Carlos, Muito bacana o post, ótima explicação.
Abraço