Um documento (X)HTML para seguir em conformidade com os padrões Web, tem uma marcação mínima que deve ser seguida. Essa estrutura é dividida em três partes. Sempre que for começar um novo documento deve ter essa marcação.
As três partes da estrutura são:
- Definição do tipo de documento (DOCTYPE ou DTD)
- Seção head
- Seção body
DOCTYPE
É a declaração do tipo de documento. Deve ser escrita na primeira linha do documento. DOCTYPE nada mais é que um endereço que o navegador consulta para saber como renderizar sua marcação, caso essa declaração não for localizada, o navegador seguirá suas regras padrões. Como cada navegador tem suas regras, isso pode causar sérios problemas de renderização, ou seja, sempre declare o DOCTYPE.
Tipos de DOCTYPE
Strict: Documentos que usam essa declaração não podem conter nenhum elemento e nem atributo em desuso pelo W3C e marcação de frames.
Transitional: Pode ter alementos a atributos em desuso, mas não marcação de frames
Frameset: Pode contem elementos de frames, e elementos e atributos em desuso pelo W3C.
O melhor a se usar é o strict, assim você está escrevendo marcação seguindo os padrões web. Mas não esqueça: usando essa declaração não podemos usar elementos e atributos em desuso.
Seção head
Oferece informações adicionais sobre o documento e nele é onde fica o título do documento, as metatags, links para arquivos CSS JavaScript relacionados com esse documento.
Seção body
Onde ficam os elementos destinados a marcar o conteúdo do documento.
Estrutura completa (X)HTML
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> < html> < head> < meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" /> < title>Título da página< /title> < /head> <body> marcação da página </body> < /html>